12/11/2010

gestos.




Não ficaria infeliz se todo o cinema fosse sobre "personagens, gestos, troca de cigarros, troca de adereços". E ainda sobre comer sopa, cortar alho com uma lâmina de barbear, mexer em papéis, inserts em grande plano de cigarros a serem queimados, mulheres a maquilharem-se ao espelho durante dez minutos e sem qualquer tipo de música a perturbar, homens a cortar barba, beber chá, o som dos saltos altos no passeio, o sibilo da chuva, pneus a atravessar terra batida, casas (como o Moretti no Caro Diario), enfim, toda a ritualização do que é considerado acessório na "arte narrativa tradicional". Por entre as mil e uma boutades de São Jean Luc, as 24 horas da verdade, uma arma e uma rapariga, essa caralhada toda, existe aquela onde se pede mais atenção a uma folha a cair de uma árvore, ou coisa parecida.

Em cima, Politist, adjectiv, grandioso exemplar do movie about nothing.

11/11/2010

amanhã irá estar nublado, segundo o instituto de meteorologia e geofísica ou, por outras palavras, Anthímio de Azevedo.


Lusco-fusco, já mais para do que para . Tonalidades violeta, cigarras a soar e um grande casarão no meio do nada. Só falta sentir o bafo de calor de encontro ás ventas. É o Verão monteirista.

'tou-me cagando.

08/11/2010

"sames o maior clube do mundo". palavra de humilde.


Após mais um enfardamento (e específico enrabamento futebolístico do "melhor central do mundo" e do "melhor lateral esquerdo do mundo"), os adeptos (muitos, quase todos) da agremiação da pureza, do bem e do triunfo da justiça vêm agora pedir contas sobre as tácticas do Jasus e, o que para aqui interessa, sobre a sua suposta bazófia e falta de humildade (Portugal, o país onde os talentosos têm de ter discurso de medíocres). O mesmo Jasus que há um ano, através do seu reconhecido recato e modéstia, levou o team da verdade e da bondade a vencer um campeonatozinho, fazendo despertar nos adeptos (quase todos, muitos) do clube da decência e da transparência ascetismos de vária ordem que transformam o Proust dos últimos anos em festivaleiro epiléptico: Sames a melhor equipa portuguesa dos últimos trinta anus! Na Eurupa, só sames menos bons que o Barcelona! Ganhárames o campionato, e agora vamus ganharar tudo ké taza! Iztá aberto um novo sículo! Sofrer de esquizofrenia é o mais perto (mas não tão perto assim) que um ser humano pode estar do benfiquismus neanderthalis.
Related Posts with Thumbnails