14/07/2008

gelado #36

É um óasis, porque Padilha não consegue sustentar essa energia, desbaratando-a em desenvolvimentos narrativos que tresandam a lugar-comum de telenovela, em convenções banais do cinema de acção que acabam por tombar na exaltação do heroísmo guerreiro com bastante menos elegância do que, por exemplo, o mais ambíguo 300. Ípsilon, 11 de Julho de 2008.

Conversa telefónica entre director Fernandes e o director-adjunto Nuno Pacheco, algures em 2005. Com ligeiras interferências.

director Fernandes ( d. F)- Estou, Nuno?
Nuno Pacheco ( N. P)- Gosto muito de te ver ao sol, leãozinho...
d. F- Nuno, escuto? Onde estás?
N. P- Oi, cara. Tudo bom? Como vai essa viadagem por aí?
d. F- Epá, onde é que tu 'tás, pá? E porque é que ' tás a falar com sotaque brasileiro, pá?
N. P- Estava? Desculpa lá, ó Zé. É que isto de ouvir vinte e cinco horas por dia de música brasileira tem as suas consequências. Pior do que eu só o João Miguel Tavares, esse cara legal...ups, esse gajo muita bacano. E estou na redacção do jornal. Como vai isso aí em Washington?
d. F- Uma maravilha. Já passei as calças a ferro do Dick, do Donald, da Condoleezza, e daqui a meia hora vou aquecer a água do banho do Georgie. Eu...Eu...(choro)
N. P- Beleza! Não chora não, rapaz. Aproveita essa oportunidade única aí com os seus heróis. Dou uma forcinha.
d. F- (assoa o nariz). Já estou melhor...não é fácil aguentar tanta emoção. Bem, mas eu liguei-te para te dizer que...
Luís Filipe Vieira (L. F. V)- ... e entregue o bolo e os croquetes ao Cunha leal, mas não diga que fui eu que os mandei, 'tá a ouvir, caralho, foda-se?
Valentim Loureiro (V. L)- PENSA QUE EU SOU PARVO, OU QUÊ, CARALHO? TÁ TUDO RESOLVIDO, FODA-SE, CARALHO, PUTA QUE PARIU, CONA DA MANA...
N. P- ...Que bobagem vem a ser essa?
V. L- QUÉ ISTO? VIEIRA? 'TÁS A DAR NUMA DE BRASILEIRO, PUTA QUE PARIU DO CARALHO?
d. F- ...??? Ah? Nuno? Quem está aos berros?
L. F. V- Ai a merda...Isto deve ser tudo malta do Porto a ouvir...aqueles filhos da punheta!
d. F- Não estou a entender nada, for god sake. Isto está mais confuso do que aquelas minhas crónicas a enaltecer a guerra do Iraque...Nuno?
V. L- ...CARALHO...APITO DOURADO...CROQUETES...CUNHA LEAL...O MEU FILHO...VIEIRA?
N. P- Não dá com nada, não. É melhor desligar, Zé.
L. F. V- ' Tou aqui, Major. Parece-me que ambos os dois estamos a ser escutados...é melhor parar esta coisa agora, caralhos os fodam...Xau, não se esqueça dos croquetes!
N. P- Elis Regina...deusa celestial!
V. L- EU JÁ LHE DISSE QUE NA ME ESQUEÇO, CUM CARALHO! XAU, E CUIDADO COM OS PNEUS, HOMEM!
N. P- Tom Jobim..meu bem amado! Zé?
d. F- 'tou no ir. Não percebo nada do que se está a passar e tenho de ir preparar a água do meu menino. Daqui a uma hora ligo-te. Até já.
N. P- Até já, portuga. Dorival Caymmi...génio.

59 minutos e 23 segundos depois.

trim, trim, trim...

N. P- Estou?
d. F- Sou eu outra vez. Já estão todos a dormir aqui na casa, podemos falar com mais tranquilidade. Bem...
N. P- Antes de dizeres o que vais dizer, deixa-me dizer-te que já não digo nada em sotaque. ' tou aqui numa taberna e na mesa ao lado ' tão dois cabeças rapadas.
d. F- Bem haja a esses senhores. Bom, directo ao assunto: que me dizes do Jorge Mourinha? A Kathleen quer sair dali para dedicar mais tempo à Zé dos Bois, e eu pensei em substituí-la pelo Jorge...que achas?
N. P- Dir-te-ia alguma coisa se conhecesse o jovem em questão. De qualquer das maneiras, tu és o director, tu é que sabes da poda. Merda...apetece-me pedir uma caipirinha...mas estes gajos aqui ao lado...
d. F- Pede um tinto. ' Tá bem...mas gostava de conhecer a tua opinião. É que...já sabes...a nossa secção de cinema tem uma reputação...enfim...
N. P- ...Tem aí Teobar...?
d. F- ...algo snob...com aquela coisa da política dos autores ou o que o valha...quero que haja um contraponto...
N. P- ... e uns caracóis, se não se importar...
d. F- ...aquela intelectualite...alguém que recomende o Harry Potter, que não seja negligente com o Narnia, que não despreze os blockbusters...
N. P- 'Tão fresquinhos, ó Zé...
d. F- ...e o Mourinha parece-me ser o rapaz indicado para essa tarefa. Além do mais, quando...
N. P- ...de onde terão vindo estes bichos?...
d. F- ...fizermos a reformulação do jornal, quero entregar-lhe uma coluna diária sobre tv. Carlos Castro de dia e Truffaut de noite...parece-me giro e muito eclético...
N. P- ...isto é vinho ou água com lixívia?...
d. F- ...pois, e vamos lá ver no que isto dá. Bem, Nuno...tenho de ir que os meninos e a menina acordaram...não me dão descanso, estes rebeldes. Obrigado pela ajuda, pá. Adeus e até ao meu regresso...
N. P- ...será que o Drummond de Andrade comia caracóis?...

2013. Conferência de imprensa de Director Fernandes.

Sob o efeito da renovação de quadros que proposemos iniciar há alguns anos, a direcção do Público esclarece que o novo painel de críticos de cinema será constituído, a partir da próxima Sexta- Feira, pelos seguintes elementos: Jorge Mourinha, Padre Borga, José Cid, e Pedro Santana Lopes. Boa noite, e obrigado.
Related Posts with Thumbnails