26/10/2008

gelado #123


A mother nature, no cinema, poderá ter outra função além de ser um mero adereço de décor, capitalizado em planos tã lindos e tão relevantes como os cantos gregorianos de supermercado, que nos estão prestes a massacrar, agora que se aproxima o espiritual passa pa cá o dinheiro Natal; Malick, Dovzhenko, Sjostrom serão os nomes maiores da apropriação da natureza como personagem, tão ou mais importante do que as de carne e osso. Em Shara, de Naomi Kawase, cineasta japonesa sem lastro comercial no nosso extraodinário país, sucedem-se os planos de flores, plantas e árvores, e também de flores, plantas e árvores, imagens criadas que tornam ainda mais oblíqua uma narrativa onde prolifera a interioridade doméstica e a surdina. A câmara móvel segue os actores por entre canteiros e emaranhados de ramos num subúrbio japonês, intensificando os labirintos mentais que corroem a personagem principal. O momento da catarse, que ocorrerá num magnífico espectáculo dançarino ao ar livre, terá a chuva como elemento primordial, uma bátega esmagadora que abafará todos os restantes sons em volta. Foi para momentos como este que o Senhor Pai criou todas as coisas, inclusive a câmara de filmar.
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