14/05/2009

desempoeirar o cérebro


...e é preciso ver um filme de Oliveira (e de alguns outros como ele) para desacelerar não só a mente como também o corpo. Se eu por acaso fosse um desses contemporâneos que andam por aí (só num país com tamanha falta de humor é que certos contemporâneos podem ser elevados a figuras de culto da comicidade, e não me estou a referir ao Nuno Lopes) apanharia a deixa e acrescentaria: desacelerar até dormir e depois ficaria à espera dos aplausos da blogoisfeira "cool" e "ai que somos tão modernos com o caralho do twitta (esse cancro civilizacional) e com as tecnologias da informação, até quando 'tou a foder a minha esposa 'tou com a putaria do twitta a meio metro de mim para o actualizar o mais rápido possível, mormente no número de esporradelas que já lhe espetei na cara", sempre disposta a dar palmadinhas nas costas aos meninos da contemporaneidade. Quando Oliveira falecer (e também alguns outros como ele ), irá desaparecer uma das coisas que em Vale Abraão eu gosto muitíssimo: o saber estar dos actores. Uma certa noção de pose hierática, mesmo nas personagens mais "vulneráveis" e "desgostosas". Aqueles rituais cerimoniosos de etiqueta e convenção sociais, em que todos os gestos, sobretudo os menores, adquirem uma enorme carga de representatividade e aparência. Uma fugaz ideia de classe e elegância, como a fabulosa cena em que Glória de Matos conta a Luís Miguel Cintra todos os segredos indecorosos do seu marido com um rigor e uma harmonia de palavra estonteantes. Mesmo assim, mesmo mantendo esta relação equilibradíssima entre corpo e palavra, um desses "realizadores" que andam por aí pegaria no material e escangalharia tudo com a leveza de um bulldozer: toca a mexer a câmara, caralho! toca a cortar, fideputas! toca a mexer, bois!mexam-se!mexam-se!mexammm-se!
Related Posts with Thumbnails