02/07/2009

para a câmara se movimentar livremente, construíram paredes apoiadas sobre rodas.


And something which is very astonishing with Hitchcock is that you don’t remember what the story of Notorious is, or why Janet Leigh is going to the Bates Motel. You remember one pair of spectacles or a windmill — that’s what millions and millions of people remember. If you remember Notorious, what do you remember? Wine bottles. You don’t remember Ingrid Bergman. When you remember Griffith or Welles or Eisenstein or me, you don’t remember ordinary objects. He is the only one.- São João Lucas.

Há mau cinema porque há mau público.- Moullet? Mourlet? Ribery? Estou certo de pertencer a um deles.

O cinema acabou.- Alberto Seixas Santos.




Duas frases e uma atoarda que se fundem num específico momento de Rope: o plano fixo no interior do plano em que se contempla, através da profundidade de campo, o vaivém da criada entre a sala e a cozinha. As outras personagens estão fora de campo, mas ouvem-se. A criada vai recolhendo, na sala, os objectos colocados em cima da mesa e vai depositá-los na cozinha. As palavras off-screen, vãs e banais, sublinham uma das peculiariedades do Alfredo: o estreito fio que separa a normalidade burguesa do escabroso que a rodeia. E lá acompanhamos a criada, já com suores no corpo e injúrias na alma: ó velha, ó velha, não faças isso!. Talvez dois minutos disto. A materialidade dos objectos, um público que há sessenta e um anos permitia que o cineasta mais famoso da época se deliciasse com experimentos vários, e gostaríamos de saber que realizador mainstream actual, nos meandros do género (a que Rope nao me parece pertencer), se atreveria a encher a tela com dois minutos em que não se passa nada, passando-se tudo. E sem qualquer alfinete musical, acrescente-se. Mas o público não o deixaria, acrescente-se também.
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