06/06/2010

escutas.


Comentador Vasconcelos (CV): Estou? Maria João Seixas (MJS): Estou? CV: Estou? Hugo Gilberto? MJS: Não, não. Daqui fala a presidente da Cinemateca. CV: Ah sim...boa tarde. Que deseja?
MJS: Olhe, primeiro que tudo, quero felicitá-lo pela sua adaptação televisiva do Equador, do Sousa Tavares. Muito bonito. Segundo, vai haver aqui uma projecção de um filme de um tal de Monteiro e de seguida um debate. Estive a ver a lista dos convidados e não o encontrei a si, que me disseram que esteve envolvido na produção e realização do filme do tal de Monteiro. Disseram-me que estava zangado connosco. Então porquê?
CV: Porque foram maus para mim.
MJS: Eu não. Isso são águas passadas. Não quer vir cá? Ficaria muito contente, como de certo alguns dos seus colegas, como um tal de Costa.
CV: Não, não vou. MJS: Mas vai ter bolinhos. CV: Não vou. MJS: E vinho. CV: Não vou. MJS: E batatas fritas de pacote.
CV: Não vou. MJS: E espectáculo de luz e cor. CV: Não vou. MJS: E o João Botelho.
CV: Não vou, não vou, não vou. Foram maus para mim. Não me ligaram pêvas. Nem que estivesse aí o maior realizador vivo, o Jason Reitman, eu iria.
MJS: E mulheres nuas. CV: Hum...sério? Quem? MJS: Estava a brincar. Assim já vinha, não era? CV: Não... não. Só com o Reitman.
MJS: Pronto, pronto, não insisto. ( Como background sonoro, uma delicada voz de poeta, perguntando: Alguém quer ser meu amigo?). Não fico zangada consigo por isto, até porque aquela sua adaptação de o O Delfim estava maravilhosa. Muito bonito. E felicidades também para a sua filha. Adoro aqueles estendais nas pontes e os bidons de prata.
CV: Não é minha filha. MJS: Não? Felicidades para ela, na mesma. Boa tarde e adeus. CV: Boa tarde.

...e não consegui demovê-lo: ele não veio.

Depois de desligar o telefone, Comentador deslocou-se para a sua secretária, por cima da qual encontrava-se uma folha A4 rabiscada com pequenas notas a vermelho:

Próxima película: mamas-Soraia-50 planos decote-Soraia-150 planos rabo-Soraia-25 planos (2 close ups) lábios com baton-Soraia-65 planos Nicolau Breyner-700 planos influências-referir-conferências. imprensa- Buñuel, Sirk, Reitman

Na parede em frente, dois posters cinematográficos gigantescos, ambos edição original: Jules e Jim e Pátio das Cantigas, este com dedicatória do Cardeal Cerejeira. Comentador elevou a cabeça, suspirou, recostou-se na cadeira, colocou as mãos atrás da cabeça, e disse: Querem dobrar-me, não é? Eu mostro-lhes, eu mostro-lhes como é.
Related Posts with Thumbnails