03/06/2009

Dia Monteiro-II

[...]

Tivemos os cravos de 74. Se toda a gente podia filmar, eu também podia. Nesse tempo, só queria ter uma camarazita. Hoje já não penso assim. Acho que para filmar nem sequer preciso de uma câmara: preciso de um pouco de luz na minha cabeça e basta. Mas nessa altura, quase toda a gente me dizia que os filmes que eu fazia eram uma merda, que não tinha talento nenhum e sobretudo (e isso é que eu não suportava) que o que eu devia fazer era escrever porque para escrever tinha imenso jeito. Argumentava, ainda que debilmente, que não me importava nada de fazer merdas, desde que fossem minhas, que me estava nas tintas para o talento, e não sei que mais. Mas, para ser franco, comecei a ter ciúmes do escriba Monteiro. Foi então que decidi matá-lo, para que o rebento pudesse filmar livremente.

[...]

Excerto da resposta de João César Monteiro à pergunta Porque é que filma?, de Jacques Déniel, e publicada (em francês) no catálogo dos 5ºs Encontros Cinematográficos de Dunquerque, em 1991.
Related Posts with Thumbnails