01/12/2008

gelado #150


Quando um filme coloca má disposição no meu estômago ou na minha omoplata direita, isso significa que o apreciei muito. Da primeira vez que vi o Se7en, apoderou-se uma ligeira dor na minha barriga que, infelizmente, jamais voltou a aparecer em futuras visões da obra de Fincher. Agora, causarem-me distúrbios visuais e quase turvarem a minha já de si periclitante vista é que não aceito de modo algum e de jeito nenhum. Waking Life, do versátil Richard Linklater, responsável por uma inesquecível double-bill pela madrugada adentro, conseguiu a proeza de me obrigar a um constante pára-arranca, pára-arranca no leitor de dvd, inúmeras pausas para descansar o olhar desgastado por uma tão grande afronta à sua sensibilidade. A técnica visual do Rotoscópio (mais tarde repetida por Linklater em A Scanner Darkly) conjugada com uma catadupa de diálogos profundos e repletos de curiosidade antropológica levaram-me para caminhos de tortura não muito distantes dos efectuados em Malcolm McDowell num certo filme famoso. É que imagem+texto, em vez de criarem um qualquer sentido harmónico, mais parece que se anulam mutuamente, cada uma das componentes primárias de um filme a não dar espaço para a outra respirar. É óbvio que eu só não me senti sufocado nos momentos em que Richard enviou a gonorreia textual para o contentor e ficou só com as imagens, pois a animação, com as suas distorções visuais e os seus variados gimmicks poéticos assemelham-se a martelos rolantes sobre as palavras, quando não são estas últimas, por vezes autênticas enxurradas sem fim à vista, que desbaratam qualquer possibilidade de se prestar atenção ao que supostamente fará a originalidade deste filme. Um objecto cinematográfico a que voltarei um dia, quando tiver dinheiro para o aumento das dioptrias.

*****- Fabuloso. Ludivine Sagnier, Scott Walker e sardinha de Portimão.
****- Muito Bom. Gene Tierney e caranguejo com cerveja Sagres de um litro.
***- Bom. Rojões à minhota em dia de chuva.
**- Razoável. Fast-Food em dia sem tempo mais Zizek sóbrio.
*- Medíocre. Conversa de café entre José Manuel Fernandes e João Marcelino.
0- Fusão genético-molecular entre Comentador Vasconcelos, Rui Ramos, Sapunaru e Eduardo Madeira.
Related Posts with Thumbnails